Autopiedade ou recuperação: a escolha é nossa
21 de fevereiro
“A autopiedade é um dos defeitos mais destrutivos; ela esgotará toda nossa energia positiva.”
Texto Básico, p. 90
Na adicção ativa, muitos de nós usavam a autopiedade como mecanismo de sobrevivência. Não acreditávamos que havia uma alternativa além da nossa doença, ou talvez não quiséssemos acreditar. Enquanto pudéssemos sentir pena de nós mesmos e culpar alguém por nossos problemas, não tínhamos que aceitar as consequências de nossas ações. Acreditando que éramos impotentes para mudar, não tínhamos que aceitar a necessidade da mudança. Usar esse “mecanismo de sobrevivência”, nos manteve afastados da recuperação e nos levou, dia após dia, à autodestruição. Autopiedade é uma ferramenta da nossa doença. Precisamos parar de usá-la e aprender a usar as novas ferramentas que encontramos no Programa de NA.
Viemos a acreditar que a ajuda efetiva está disponível para nós, quando a prorecuperaçãomos e encontramos neste programa; então, a autopiedade é substituída pela gratidão. Muitas ferramentas estão à nossa disposição: os Doze Passos, o apoio de nosso padrinho ou madrinha, o companheirismo de outros adictos em recuperação e a proteção do nosso Poder Superior. A disponibilidade dessas ferramentas é razão mais do que suficiente para sermos gratos. Não vivemos mais isolados, sem esperança; temos alguma ajuda à mão para enfrentar qualquer coisa. A melhor maneira de ficarmos gratos é aproveitar a ajuda que o Programa de NA nos oferece e experimentar a melhora que a programação trará para nossas vidas.
Só por hoje: serei grato pela esperança que NA me deu. Vou cultivar minha recuperação e parar de cultivar minha autopiedade.
Copyright (c) 2000 by Narcotics Anonymous World Service
Todos os direitos reservados – ISBN 978-1-55776-380-8 Portuguese (Brasil) 6/18